Review Condor by Deoneli Cardoso

Em primeiro lugar, é preciso dizer que o trabalho do Deoneli Cardoso é incrível. Ao ver ao vivo o boneco pela primeira vez, tive um choque, pois as fotos que vi até agora, e inclusive as minhas, não mostram metade da beleza do boneco em mãos.

Dito isto, esta análise vai ser bem meticulosa, mas a ideia não é malhar o trabalho, eu achei fantástico como já dito acima, e sim mostrar pequenas coisas que podem servir de base para quem quiser fazer a customização com ele ter uma decisão bem fundamentada. Ou até mesmo para o próprio Deoneli aprimorar alguns materiais e detalhes.

Aspecto geral é sensacional, nenhuma foto consegue mostrar a beleza do trabalho do Deoneli.

Vamos a visão geral do produto. A tinta, imagino automotiva, utilizada no corpo é absurdamente LINDA. Reflete e luz muito bem e parece plástico de alta qualidade e não pintura.

Já as canelas, pés e antebraços, pelo contrário, são um pouco mais opacas, o que, para o meu gosto, tiro um pouco o ar de SciFi do boneco. Mas a qualidade das peças é absurda, parece saído de uma fábrica, você nota o carinho que houve na fabricação delas.

O decalque dos circuitos do rosto é de ótima qualidade, imagem usada foi de altíssima resolução.

Uma das coisas que me preocupava, vendo fotos em grupos do Facebook, era o decalque, pois parecia que a resolução dele não era muito alta. Pois podem ficar tranquilos, a imagem esta perfeita e parece original.


Pequena parte sem tinta na peça de encaixa do braço.

Agora, uma parte que destoou um pouco da pintura são as mãos e ligas de borracha. É bom dizer que, eu entendo perfeitamente a razão de a cor não ser como a do corpo. A tinta tem que ser especial para borracha, usar a mesma do corpo provavelmente iria derreter essas partes. A única solução realmente viável seria fazer essas partes do zero, mas borracha, pode não parecer, mas é bem mais complexo de reproduzir do que plástico que a resina é um ótimo substituto.

Dito isto, existem falhas na pintura, que acredito que ocorreram na remontagem do boneco. Ou seja, com o tempo a tinta das borrachas, raspando nas canelas e cotovelos, pode sair, é um detalhe para levar em conta na hora da compra para não criar qualquer decepção. Não vai ser 100% nessas peças mesmo.

O cromado tem um tom meio opaco, não reflete tanta luz.

Agora tem uma coisa que ouso criticar sim, a cor do material do colete. O material em sí é ótimo, flexível e resistente na medida certa, grosso para não fazer amassados, e me parece, tem um revestimento emborrachado na parte de baixo que dá um volume extra. É excelente. O problema é que ele é um tom de cinza/bege, claro, que não combina com a cor azul do colete. Na própria lateral do recorte do colete você já estranha não ser azul como na parte pintada.

Eu realmente não sei como era no Condor original, só vi na mão de um vizinho meu uns 40 anos atrás por uns minutos; podia até ser desta forma, mas acho que usar material azul mesmo seria uma grande melhoria. Aliás, se o Deoneli conseguir encontrar um material assim azul, eu compro o colete de novo dele.

Atualização: Um colega colecionador do grupo no Facebook contou que o original é assim. Desta forma, é apenas meu desejo que seja azul, se é igual ao original, está perfeito.

Conjunto é LINDO e as fotos não fazem jus. Pintura do colete perfeita.

O recorte do colete está bom, apesar de ter umas partes mais retas nas curvas, fica até parecendo polígonos de jogos de videogame, mas isso não me incomodou e é mais perceptível na foto que vendo o boneco ao vivo.

Material do colete é claro, seria melhor se fosse já azul.

Outra preocupação minha era sobre o adesivo do capacete. Tinha visto uma foto de um meio solto e parecia adesivo de papel. Mas, no trabalho do Deoneli isto não e verdade, parece mais uma pintura aplicada, um tipo de transfer. Muito bom e pareceu bem resistente. O capacete é uma obra prima também, lindo de se ver e ter em mãos.

Em fotos que eu tinha visto, o adesivo do detalhe do capacete parecia de papel. Não é, é um decalque muito bom e perfeitamente aplicado.

O último detalhe que notei foi na espada. Eu não tenho nem lembrança de uma para saber como é a original para comparar, então vou apenas dizer a minha percepção sobre ela, se a original era assim, me avisem que corrijo o texto. Bom, por ser feita de resina, ela me parece pintada e não que o material seja ele mesmo dourado, até aí tudo bem. O problema é que as reentrâncias da espada ficam parecendo que tem um verniz meio esverdeado aplicado nela. A cor puxa um pouco para o verde e não dourado, de forma geral. É uma coisa mínima, percepção minha mesmo.

Pequena imperfeição na espada.

Bom, depois de “pegar no pé” do boneco por conta desses detalhes, vamos a uma avaliação mais geral, de pontos positivos e negativos.

Negativos:

  • Pintura nas juntas não parece que resistiria muito com brincadeiras frequentes
  • Material do colete poderia ser azul
  • Falta de brilho nas partes preteada

Positivos:

  • Preço, 380 reais por esse boneco, mais o Turbocóptero e o frete de envio desse, conseguindo um desconto, fica uns 100 reais no máximo, acima de um dos novos ODA da Estrela. Dado que é um trabalho basicamente artesanal, vou dizer, é muito barato.
  • A pintura do corpo é absurdamente LINDA, não tem como não ficar chocado ao vê-la ao vivo.
  • Os detalhes são muito bem feitos e acabados, eu five que usar lupa para achar detalhezinhos com problema.
  • As peças de resina são ótimas, mesmo. Mudou minha opinião (menos as caneças) sobre elas.
  • A Estrela não vai relançar o Condor, mas artesãos como o Deoneli se dispuseram a atender a demanda em seu tempo livre, pelo amor ao boneco. Vamos incentivar essa turma de faz customs e peças, e trabalhou durantes os longos anos que a Estrela não podia nem ouvir falar de bonecos, eles merecem.

Em resumo, se eu recomendo fazer a compra desta customização do Falcon com o colega Deoneli? Hell yeah! Mesmo com os pequenos detalhes relatados, é incrível o que ele conseguiu construir pelo preço que cobra; a Estrela deveria ter vergonha de dizer que não pode fabricar porque não tem os moldes, é só fazer novos, que não é tão caro. Mas enquanto eles não querem, os amigos do Falcon fazem o trabalho com amor e dedicação. Podem comprar que vão ficar felizes.

Um abraço a todos os Faconeiros do país 🙂

Nenhuma foto consegue transmitira a beleza da pintura.

One thought on “Review Condor by Deoneli Cardoso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *